As Empresas de Ônibus de Curitiba dão início nesta sexta-feira (28) aos testes técnicos com ônibus elétricos que vão servir de base para o plano de eletromobilidade da capital paranaense. O primeiro a ser testado é um articulado 100% elétrico da fabricante chinesa BYD.
“A ideia é acompanharmos o desempenho dos veículos na operação para que a nossa cidade tenha a melhor opção de transporte”, disse hoje (27) o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Mauricio Gulin, durante o evento de lançamento dos testes.
Presente na cerimônia, o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, afirmou que a capital paranaense tem o compromisso de ter 30% da frota sem emissões até 2030 e 100% até 2050. “Hoje é o começo desse processo”, disse ele. “Curitiba se prepara para o futuro com o ônibus elétrico”.
Eduardo Pimentel destacou, ainda, o anúncio feito ontem (26), nos Estados Unidos, pelo prefeito Rafael Greca, de que Curitiba vai investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, seis empresas estão cadastradas no edital de chamamento público para teste de ônibus elétrico – Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo, além da BYD.
Os resultados dos testes, que serão feitos até outubro, servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, em 2024.