Setransp debate tarifa zero em audiência pública

Operadoras não se opõem à gratuidade, contanto que custo seja coberto

09/10/2023 |

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) participou nesta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa do Paraná, de uma audiência pública que debateu a possibilidade de implantação da tarifa zero no transporte coletivo.

Representando o Setransp, Dante Luiz Franceschi Filho, diretor da Auto Viação São José, disse, durante sua intervenção, que as operadoras não se opõem à gratuidade integral ou parcial da passagem, desde que o custo do sistema seja pago.

“A decisão sobre o valor da tarifa é exclusivamente política”, afirmou Dante. “Contanto que o poder público cumpra os contratos de concessão, a passagem pode ser cinco reais, dois reais ou zero”.

Enquanto isso, para diminuir os custos do sistema e torná-lo mais acessível, Dante sugeriu que o poder público reduza os impostos em cima do transporte coletivo, como o ICMS e o ISS. “A desoneração de impostos seria uma medida de extrema importância nesse sentido”, disse ele.

O representante do Setransp afirmou também que há um risco muito grande hoje na operação do transporte coletivo, devido ao excesso de processos judiciais e riscos inerentes ao sistema. “É fundamental que os órgãos gestores atualizem a planilha de custos para a nova planilha da ANTP”.

Por fim, Dante destacou, ainda, o transporte coletivo de Curitiba como o melhor do Brasil, com alta eficiência e excelente nível de atendimento à população, além de ter sido pioneiro na implantação, em 1974, do BRT, um sistema de corredores para uso exclusivo dos ônibus.

A audiência pública foi uma iniciativa do deputado Goura.

Edital de chamamento sobre veículos elétricos

Eletromobilidade

+

Glória realiza ação para firmar compromisso com o Maio Amarelo

“Nosso foco é a preservação da vida”

+

Empresas de ônibus firmam compromisso com o Maio Amarelo

Objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro

+

Empresas de ônibus iniciam teste técnico com veículo elétrico

Meta é ter 30% da frota com zero emissões até 2030

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm