Empresas de ônibus reforçam direção defensiva para seus motoristas

Objetivo é evitar acidentes

08/02/2023 |

As Empresas de Ônibus de Curitiba estão realizando um treinamento dentro de suas garagens com o objetivo de reforçar, junto a seus motoristas, a importância da direção defensiva, isto é, de conduzir os veículos de modo a evitar acidentes, mesmo diante de erros que terceiros possam cometer nas vias.

A iniciativa, em parceria com a Urbanização de Curitiba (Urbs), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Escola Pública de Trânsito (Eptran) e Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), vai se estender até setembro e contará com a participação de todas as operadoras do transporte coletivo da cidade.

“Sabemos que na esmagadora maioria dos acidentes com ônibus, o culpado não é o ônibus. Geralmente a batida é consequência de conversão proibida que invade a canaleta e do uso indevido dos corredores exclusivos para o transporte coletivo”, disse o presidente do Setransp, Mauricio Gulin. “Apesar disso, temos de treinar nossos motoristas não só para que conduzam os ônibus respeitando as leis de trânsito, mas para que também consigam perceber a possibilidade de algum acidente e atuar para evitá-lo”.

A primeira turma a passar pela reciclagem foi a de 70 motoristas da Viação Tamandaré, em dezembro do ano passado. Hoje, motoristas da Viação Mercês começaram a realizar o treinamento. De hoje a sexta-feira (10) pela manhã e do dia 15 a 17 à tarde, ao todo 148 motoristas farão o programa.

“O objetivo é reforçar a orientação junto aos motoristas de ônibus, sobretudo para que tenham uma condução segura e atenta, já que o transporte coletivo faz parte da vida de milhares de pessoas todos os dias”, afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O conteúdo do treinamento, que dura cerca de 2h30, vai repassar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trazer dados do transporte coletivo, abordar a percepção de risco e empatia, além de realizar reflexões sobre o dia a dia dos motoristas com o intuito de reforçar comportamentos seguros nas vias.

O objetivo é que todos os cerca de 2,8 mil motoristas do transporte coletivo de Curitiba passem pelo treinamento. 

Profissionalismo
Os motoristas do transporte coletivo de Curitiba passam com frequência por treinamentos visando à direção defensiva. O primeiro é logo ao ingressar na empresa. Depois, periodicamente revisitam as normas de trânsito, com destaque para a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Eles também são sempre reorientados diante de novas diretrizes oriundas do dinamismo do trânsito nas cidades.

Edital de chamamento sobre veículos elétricos

Eletromobilidade

+

Setransp debate tarifa zero em audiência pública

Operadoras não se opõem à gratuidade, contanto que custo seja coberto

+

Glória realiza ação para firmar compromisso com o Maio Amarelo

“Nosso foco é a preservação da vida”

+

Empresas de ônibus firmam compromisso com o Maio Amarelo

Objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm