Empresas de Curitiba testam ônibus 100% elétrico

População poderá experimentar o veículo a partir do dia 19

16/09/2022 |

As Empresas de Ônibus de Curitiba vão testar, até o próximo dia 27, o veículo elétrico da fabricante chinesa Higer. Trata-se do Azure A12BR, um padron de 12,2 metros de comprimento, com capacidade para 78 passageiros e autonomia de 270 quilômetros. “Este teste é um aprendizado para nós quanto à eletrificação da frota e infraestrutura de garagem”, disse Angelo Gulin, presidente do Conselho da CWBUS e diretor da Auto Viação Redentor, que abriga o ônibus.

Desde a última segunda-feira (12), motoristas vêm passando por uma série de treinamentos teóricos e práticos sobre a melhor forma de condução do veículo. A partir da próxima segunda-feira (19), o teste será com passageiros em cinco linhas: Detran/Vicente Machado, Campo Comprido/CIC, Campo Alegre, Jd. Ludovica e Campina do Siqueira/Batel. “Ele vai rodar em linhas com bastante demanda, linhas com menos demanda, com elevação, enfim, criamos condições para testá-lo de todas as maneiras”, afirmou Gulin.

O ônibus 100% elétrico foi cedido pela Higer, portanto sem custos ao sistema, com o objetivo de que a cidade conheça o modelo. O que mais chama a atenção é o conforto sonoro, já que as baterias substituem o motor a combustão, e os benefícios ao meio ambiente – por ser elétrico, não há emissão de poluentes.

Os condutores aprovaram o ônibus. “Muito confortável para dirigir, bem silencioso”, disse a motorista Salete Alves. “Fácil adaptabilidade, macio para dirigir”, completou Henry Sato, gerente operacional.

Gulin disse, ainda, que as empresas querem testar todos os ônibus elétricos disponíveis no mercado. “Isso é fundamental para que coloquemos na frota do transporte coletivo os veículos que atendam melhor os nossos passageiros”.

Edital de chamamento sobre veículos elétricos

Eletromobilidade

+

Setransp debate tarifa zero em audiência pública

Operadoras não se opõem à gratuidade, contanto que custo seja coberto

+

Glória realiza ação para firmar compromisso com o Maio Amarelo

“Nosso foco é a preservação da vida”

+

Empresas de ônibus firmam compromisso com o Maio Amarelo

Objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm