Estudo comprova que ônibus não é foco da Covid

SMS cruzou dados de quem testou positivo com CPFs dos usuários do cartão-transporte.

Estudo comprova que ônibus não é foco da Covid
28/05/2021 |

Um estudo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) comprova que o sistema de transporte coletivo não é foco de transmissão da Covid-19. Dos cerca de 300 mil passageiros que andam de ônibus diariamente, 99,9% não tiveram diagnóstico da doença. Para chegar a esse número, a secretaria cruzou o banco de dados dos testes positivos para a doença com os CPFs dos usuários do cartão-transporte da Urbs.

“O estudo mostra um cenário bem diferente daquele que vem sendo propagado pelos setores do comércio e dos bares e divulgado pela imprensa”, disse o presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba), Mauricio Gulin. “É lamentável que se dê tanto espaço para pessoas falarem sem conhecimento, com base em achismos”, criticou. “Pegaram o ônibus como bode expiatório”.

O Setransp, ao contrário, vê o transporte coletivo como parte importante no enfrentamento da doença. “É um serviço essencial, que permite o funcionamento de outras atividades essenciais, como hospitais, por exemplo. É o ônibus que leva muitas pessoas aos postos de vacinação contra a Covid-19”, lembrou Gulin.

O levantamento da SMS foi apresentado ontem (27) durante reunião on-line dos gestores da Secretaria da Saúde com representantes dos setores econômicos da cidade e diretores de serviços hospitalares. O estudo considerou o intervalo de três dias antes da data de coleta do exame até 14 dias depois, verificando nesse período o uso do cartão nas linhas de ônibus e terminais de transporte. O período analisado vai de março de 2020 a março de 2021.

Edital de chamamento sobre veículos elétricos

Eletromobilidade

+

Setransp debate tarifa zero em audiência pública

Operadoras não se opõem à gratuidade, contanto que custo seja coberto

+

Glória realiza ação para firmar compromisso com o Maio Amarelo

“Nosso foco é a preservação da vida”

+

Empresas de ônibus firmam compromisso com o Maio Amarelo

Objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm