Empresas de Ônibus fazem campanha para incentivar uso do transporte coletivo

Objetivo é mostrar os benefícios da opção pelo ônibus

27/07/2022 |

Curitiba é referência mundial em transporte coletivo. Todos os anos, a capital paranaense é citada em notícias na mídia nacional e estrangeira como exemplo em mobilidade urbana, além de receber comitivas internacionais que buscam conhecer os benefícios do modelo implantado na cidade, como os corredores exclusivos para ônibus e a integração do sistema.

Diante disso, as Empresas de Ônibus de Curitiba lançaram a campanha institucional Vamos Juntos, para incentivar o uso do transporte coletivo. As peças estão espalhadas pela cidade em outdoors, mobiliários urbanos, saída do aeroporto e também marcam presença digital.

O objetivo é informar a população sobre as vantagens do uso dos ônibus para mobilidade por meio de quatro fatores importantes que abraçam esse tipo de transporte:

Sustentabilidade
É comprovado que o uso do transporte coletivo é mais sustentável, pois comporta mais pessoas dentro de um único veículo. Estudos da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostram que os automóveis particulares emitem oito vezes mais gases poluentes do que os ônibus.

Economia
Existem vários custos que devem ser levados em consideração ao escolher o transporte individual, como manutenção e depreciação do veículo, combustíveis, impostos e outros eventuais gastos – acidentes, estacionamento e multas. Ao optar pelo transporte coletivo, essas preocupações desaparecem. Pesquisa de junho de 2022, feita por especialistas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apontou que o motorista que usa o carro mais econômico do mercado, em deslocamento de 16 km (ida e volta) do bairro ao centro de Curitiba, gasta mais que o dobro do que se optasse pelo transporte público. Os resultados do levantamento foram publicados na revista Sustainability, publicação de referência internacional em pesquisas interdisciplinares sobre sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social.

Mobilidade
Ônibus transportam mais pessoas, o equivalente a 40 carros na rua. O espaço ocupado nas vias é 21 vezes menor, isso significa que o trânsito fica mais fluido, reduz o congestionamento e diminui o tempo de deslocamento.

Coletividade
Todos os outros fatores estão ligados ao último elemento: a coletividade. Pois, utilizar o transporte coletivo significa dividir o transporte com outras pessoas, colaborar com o meio ambiente, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e melhorar o fluxo do trânsito.

E aí, vamos juntos?

Edital de chamamento sobre veículos elétricos

Eletromobilidade

+

Setransp debate tarifa zero em audiência pública

Operadoras não se opõem à gratuidade, contanto que custo seja coberto

+

Glória realiza ação para firmar compromisso com o Maio Amarelo

“Nosso foco é a preservação da vida”

+

Empresas de ônibus firmam compromisso com o Maio Amarelo

Objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm