Empresa Glória recebe apaixonados por ônibus

Grupo conheceu a história e a frota da empresa

06/07/2018 |

A empresa Transporte Coletivo Glória abriu suas portas na manhã desta sexta-feira (6) para pessoas apaixonadas por ônibus. O grupo, formado por entusiastas desse meio de transporte, participará neste sábado (7) da 8ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos (Exponi) e aproveitou para, no dia anterior ao evento, conhecer a unidade Boa Vista, uma das três garagens da Glória, em Curitiba, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade de Campo Largo, local da exposição.

“Somos entusiastas dos ônibus e viemos à Glória para conhecer a história e a frota da empresa”, disse o idealizador da Exponi, Osvaldo Born. Questionado de onde surge essa paixão pelos ônibus, ele afirmou que um pesquisador fez um doutorado em Maringá sobre o tema e concluiu que quase sempre tem relação com a infância. “Quando eu era criança, era uma celebração pegar ônibus. Em 1974, na inauguração da linha expressa, minha mãe me colocou no colo e passeamos de ônibus pela cidade”, disse Osvaldo.

Essa ligação com a infância também faz parte da história do William Kuroski Avelino, de apenas 13 anos, o mais jovem do grupo. “Quando eu tinha três, quatro anos, meu pai, que era taxista, me levava no terminal para ficar vendo os ônibus. E eu comecei a decorar linhas, prefixos, cores”. William já viajou para o litoral e interior do Paraná só para tirar fotos de ônibus e hoje ele conta com um acervo com mais de 8 mil imagens.

 

Quem também viaja atrás de ônibus é Andres Luciano Esquivel do Amaral. Estar em Curitiba, aliás, já mostra isso, pois ele mora em Campo Grande-MS. “Comecei a tirar fotos em 1999 e, desde então, viajo periodicamente para conhecer ônibus. Este ano já estive em Curitiba, Morretes, Antonina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Em setembro vou a Assunção, no Paraguai”. Além de ser apaixonado por ônibus, Andres é entusiasta do sistema do transporte coletivo de Curitiba. “Não tem melhor referência de transporte coletivo do que Curitiba. É eficiente e organizado”.

Visita

A visita à Glória teve início com as boas-vindas dadas pelo presidente da empresa, Marco Antônio Gulin, e um bate-papo com o diretor executivo, Gelson Forlin, que resgatou a história do transporte coletivo de Curitiba desde os anos 30 e mostrou toda a evolução do sistema ao longo dos anos. Depois, Gelson contou a história da Glória, que hoje possui mais de 2,2 mil colaboradores e 450 veículos, percorrendo mais de 80 mil quilômetros por dia e transportando 4 milhões de passageiros por mês.

“Foi uma satisfação muito grande receber esse grupo, formado em sua grande maioria por jovens. Eles preservam a história do ônibus e, conhecendo o passado, sem dúvida vão nos ajudar a planejar os veículos do futuro, para que possamos atender sempre com mais qualidade a população”, disse Marco. “Temos muito orgulho da nossa empresa e do nosso trabalho, e eu espero que eles tenham sentido isso na visita aqui”, completou.

O último encontro na Glória com entusiastas do sistema de transporte por ônibus ocorrera há 10 anos. E acredite se quiser: três participantes de hoje também estavam presentes em 2008.

Mais informações sobre a Exponi podem ser acessadas clicando aqui.

Edital de chamamento sobre veículos elétricos

Eletromobilidade

+

Setransp debate tarifa zero em audiência pública

Operadoras não se opõem à gratuidade, contanto que custo seja coberto

+

Glória realiza ação para firmar compromisso com o Maio Amarelo

“Nosso foco é a preservação da vida”

+

Empresas de ônibus firmam compromisso com o Maio Amarelo

Objetivo é contribuir para um trânsito mais seguro

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm