Alteração de linhas em Fazenda Rio Grande vai aumentar oferta de transportes

Mudanças foram estudadas a partir de trabalho de campo e têm o objetivo de atender melhor aos passageiros

01/02/2018 |

A partir do próximo dia 10, várias linhas em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, terão alterações operacionais.

O objetivo, de acordo com a Viação Nobel, operadora do sistema da cidade, é aumentar a oferta de viagens e lugares e adequar os transportes à demanda. Fazenda Rio Grande, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é uma das cidades com maior crescimento populacional do país, registrando nos últimos anos taxas em torno de 10%.

O tempo de espera também vai ser reduzido em diversos horários dessas linhas.

Todas as alterações foram autorizadas pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), que gerencia os transportes intermunicipais.

Confira abaixo as mudanças:

F13 – Estados I: O atendimento de uma das tabelas desta linha foi ampliado. O ônibus desta tabela era recolhido de manhã e retornava à linha somente na parte da tarde, mas, com a mudança, passa a operar o dia todo. Além disso, será colocado mais um veículo para atender nos horários de pico da manhã e da tarde, aumentando assim a oferta da linha em 27 viagens por dia útil.

F15 – Gralha Azul: No caso desta linha, além de ampliar o atendimento, aumentando o trajeto até a Rua Cucos, foi estendido o horário de operação do ônibus, que antes recolhia às 7h e retornava para a linha somente às 11h. Com a mudança, este ônibus passa a operar o dia todo. Além disso, foi acrescentado mais um veículo para atendimento da linha nos horários de pico da manhã e da tarde, aumentando assim a oferta da linha em 18 viagens por dia útil.

F18 – Parque Industrial: Esta linha, além de servir aos passageiros das indústrias da região, passará a atender também o Loteamento Sidon (que deixará de ser servido diretamente pela Linha “F24 – Eucaliptos II”). Quem preferir continuar usando a Linha F-24, basta se deslocar até a Rua Limeira, que fica somente a cerca de 300 metros do loteamento, e seguir o novo trajeto da linha “F24 – Eucaliptos II”.

F23 – Estados II – Será acrescentado mais um veículo na linha, que vai operar das 05h45 às 20h22, aumentando com isso a oferta da linha em 19 viagens todos os dias úteis.

F24 – Eucaliptos II e F27 – Eucaliptos III – Essas duas linhas irão se fundir e vão se tornar uma. A linha “F27 – Eucaliptos III será extinta. A nomenclatura será única: “F24 – Eucaliptos II”, que passará a operar com itinerário estendido, melhorando a frequência horária para os passageiros que utilizavam ambas as linhas. Devido a essa mudança, o tempo de espera vai cair para 11 minutos no período da manhã e 12 minutos no período da tarde.

F29 – Veneza (Pedágio) e F11 – Veneza (Colonial e Pedágio) – Serão mudados os itinerários dessas duas linhas. Na volta, os ônibus voltarão a entrar na Rua João Quirino Leal e seguirão pela Rua Francisco da Conceição Machado, Av. Portugal, marginal da BR-116 até o Terminal.

Texto e foto: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Campanha sobre saúde do homem chega ao ônibus

Operadoras em Curitiba aderiram à iniciativa

+

Lançada campanha nacional contra abuso sexual no transporte público

Iniciativa prevê informações em coletivos e curso para motoristas e cobradores

+

Confira a entrevista com Otávio Cunha, presidente da NTU

Ele fez uma avaliação do sistema de transporte coletivo no país

+

Empresário Dante Franceschi é homenageado no evento de 30 anos da NTU

“Transfiro essa homenagem a todos os empresários do Paraná e de Curitiba”, disse ele

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm