Operação Fura-Catraca aumenta sensação de segurança

Cobradores sugerem manutenção da iniciativa para evitar invasões

11/07/2019 |

Lançada no mês passado pelas empresas de ônibus de Curitiba, a Operação Fura-Catraca aumentou a sensação de segurança no transporte coletivo. De acordo com uma amostra em 21 estações-tubo, 73% dos cobradores concordam com essa afirmação. Eles disseram ainda ter a sensação de que houve diminuição das invasões. A comprovação dessa percepção só será possível na pesquisa a ser realizada em agosto.

Questionados se teriam alguma sugestão para evitar as invasões, os cobradores citaram, nessa ordem: 1) manter constantemente a Operação Fura-Catraca, 2) maior apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, 3) anteparos nas laterais das plataformas e 4) ações-surpresa com agentes à paisana dentro dos ônibus.

“Teremos uma pesquisa completa no próximo mês, mas, por enquanto, os resultados têm sido animadores”, disse o diretor executivo das empresas de ônibus, Luiz Alberto Lenz César. “Há sinais de que as invasões estão caindo e existe uma percepção de aumento da segurança no transporte coletivo. Era exatamente isso que nós estávamos buscando”.

Orientação

As empresas de ônibus de Curitiba lançaram, no dia 4 de junho, a Operação Fura-Catraca. Equipados com carro e moto, controladores de acesso monitoram, em diferentes horários, as estações-tubo mais visadas por quem embarca sem pagar a passagem. Eles entregam um panfleto aos passageiros explicando a iniciativa e orientam sobre o modo correto de utilizar o sistema de transporte. O custo da operação é bancado pelas operadoras, sem nenhum repasse à tarifa.

Conheça a história do Pará, motorista do transporte coletivo!

Confira o vídeo!

+

Revista da NTU destaca Curitiba: “Melhoria constante”

Empresas de ônibus já renovaram 262 veículos

+

Fique atento: por segurança, portão será fechado no Terminal do Cabral

Medida foi tomada para evitar risco de atropelamentos

+

Nota oficial sobre a paralisação

Protesto afeta transporte coletivo

+
  • Categorias

  • Posts recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm