Sindimoc sequestra ônibus das empresas para usar em protesto

Motoristas dos ônibus tomados estão fazendo Boletim de Ocorrência

Sindimoc sequestra ônibus das empresas para usar em protesto
05/09/2017 |

Membros do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) estão sequestrando os ônibus das empresas hoje para levá-los aos locais de protesto da categoria pela falta de segurança no transporte coletivo.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) recebeu relatos de seus colaboradores alegando que membros do Sindimoc barraram a passagem de seus ônibus e obrigaram os motoristas a deixar os veículos. Em alguns casos, até passageiros tiveram de desembarcar. As empresas estão levando os motoristas dos ônibus sequestrados para realizar o Boletim de Ocorrência.

O Setransp volta a afirmar que está ao lado dos passageiros e colaboradores na busca por mais segurança pública, pois também é vítima dos crimes cometidos no sistema de transporte. No entanto, o Sindimoc, em vez de apontar caminhos para a solução do problema, apenas está criando mais um, prejudicando a mobilidade dos passageiros e o comércio em geral.

As empresas não têm poder para atuar na segurança pública, mas podem e já contribuem com o mapeamento dos locais com mais incidência de assaltos para que os órgãos competentes possam, quando possível, agir preventivamente ou, quando necessário, realizar a prisão dos bandidos.

Além disso, as operadoras também lembram que em Curitiba apenas 60% dos pagamentos são realizados com cartão transporte. É comprovado pelas estatísticas no Brasil e no mundo que o incentivo ao uso do cartão transporte é um grande aliado na luta contra os assaltos em tubos e linhas.

Em São Paulo, por exemplo, a redução foi de 94% no total de assaltos na comparação entre 2003 (11.394 casos), período anterior à implantação do sistema de Bilhete Único, e 2013 (609 ocorrências).

Total de pessoas que pulam a catraca sobe e chega a quase 4 mil por dia

Prejuízo ao sistema é de R$ 6 milhões por ano

+

Exemplos mostram que pagamento da passagem só com cartão diminui assaltos a ônibus

Com a medida, Campo Grande e São Paulo reduziram roubos em mais de 90%

+

Empresas de ônibus apresentam sugestões de segurança no transporte coletivo

Operadoras se mostram proativas em busca de soluções

+

Setransp repudia ataques do Sindimoc

Empresas de ônibus estão em busca de soluções para violência no transporte coletivo

+
  • Categorias

  • Tópicos recentes

  • © 2017 EMPRESAS DE ÔNIBUS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | Feito à mão e em pixel por br + vm